Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Telecentro é inaugurado em Palmeira dos Índios
05/07/2012 - 18h00m

Telecentro é inaugurado em Palmeira dos Índios

População terá acesso gratuito a cursos de informática e à internet

Telecentro é inaugurado em Palmeira dos Índios

Telecentro está instalado no Tiro de Guerra 07/007, organização militar do Exército Brasileiro

“Este lugar vai abrir as portas para o mundo”. Foi com esta frase que o professor Abel Cordeiro de Sousa, morador de Palmeira dos Índios, externou seu contentamento com a inauguração, na cidade, de um telecentro do programa de inclusão digital do Governo do Estado, Digitalagoas, realizada nesta terça-feira (03). Este telecentro inclusive leva o nome de Balsac Maia Cordeiro, uma homenagem ao seu filho, e está instalado no Tiro de Guerra 07/007, organização militar do Exército Brasileiro, que fica na Rua Luiz Pinto de Andrade, 39, Centro.

Por meio deste telecentro, uma sala equipada com dez computadores com acesso à internet, crianças, jovens e adultos terão oportunidade de usufruir do mundo da tecnologia. Além de navegarem na web e participarem de cursos básicos de informática, poderão também fazer outras atividades, como tarefas da escola, e ainda brincar com jogos educativos de matemática, ciências e português, que já vêm instalados nas máquinas.

O telecentro de Palmeira dos Índios funcionará pela manhã e à tarde, e contará com a parceria do IFAL (Instituto Federal de Alagoas), que cederá um monitor para ministrar os cursos e acompanhar os trabalhos das turmas. Nos próximos dias, a Secretaria Municipal de Educação abrirá as inscrições e toda a população poderá se cadastrar para usufruir deste espaço gratuito de inclusão digital.

Naila Thais, de 10 anos, estava admirada com o mundo da tecnologia, que até então tinha utilizado poucas vezes na casa de uma amiga, e feliz por agora ter um espaço onde vai poder se familiarizar cada vez mais com o computador, o que vai ser importante para a sua formação educacional. E Júnior da Silva, também de 10 anos, não queria mais largar o computador e disse estar bastante empolgado para acessar a internet, que ainda não conhece.

 Digitalagoas

 Iniciativa do Governo do Estado, o programa Digitalagoas é coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação – SECTI e tem como órgão gestor o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação – ITEC. Realizado em parceria com as prefeituras e instituições, tem como objetivo promover a inclusão digital em todo o território alagoano, estimulando e dando suporte ao desenvolvimento educacional, social e cultural. O programa prevê inicialmente a instalação de 50 telecentros, beneficiando 27 municípios. Até agora, 30 telecentros já estão ativos.

 

Adriana Madeiro (ASCOM - ITEC)

Clique aqui e veja a galeria de fotos


Ações do documento