Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Inauguração do Telecentro Marechal Floriano Peixoto em Ipioca
17/09/2012 - 14h25m

Inauguração do Telecentro Marechal Floriano Peixoto em Ipioca

Telecentro leva oportunidades a moradores de Ipioca

Inauguração do Telecentro Marechal Floriano Peixoto em Ipioca

Primeiro Telecentro inaugurado em Ipioca atraiu jovens que buscam uma oportunidade de emprego

Poucos minutos após a cerimônia de inauguração do telecentro em Ipioca, nesta quinta-feira (13), jovens em busca de uma oportunidade para ingressar no mercado de trabalho foram se amontoando na recepção da ONG Artjovem. “É aqui que faz inscrição para o curso de informática?”, perguntou Silvania dos Santos, de 29 anos.

A jovem está em busca de um emprego e conta que o curso é obrigatório para quem pretende ser contratado. “Sempre que procuro um emprego, a primeira coisa que perguntam é se sabe mexer no computador, pedem certificado de informática e nunca tive condições de fazer um curso”, revela Silvania.

Com a chegada do Telecentro Digitalagoas, o presidente da ONG, Jasiel da silva, promete dar continuidade as capacitações profissionalizantes que já vinham ocorrendo em parceria com o Governo do Estado. Segundo Jasiel, a ONG vai oferecer cursos de informática básica e de web design.

“Com as nossas ações já conseguimos atingir mais de 600 pessoas na comunidade, alguns conseguiram espaço no mercado de trabalho através dos cursos de guia turístico e hotelaria oferecidos em parceria com a Secretaria Estadual do Trabalho e pretendemos capacitar ainda mais pessoas com esse telecentro”, expôs Jasiel.

Jasiel conta que este é o primeiro telecentro existente na comunidade de Ipioca e que será essencial para promoção de uma melhor qualidade de vida. “A maioria desses jovens vivem na ociosidade, a margem da sociedade, falta perspectiva e uma melhor qualidade de vida. A vinda do telecentro pra cá vai dar outro rumo a vida dos moradores”, conclui.

Para Meredite Brancos Bezerra que atua levando ações da ONG ao Loteamento São Judas Tadeu, o Telecentro vai dar um salto na vida de muita gente em termos de melhoria de alto estima e resgate de jovens que viviam envolvidos com a dependência química.

O coordenador do projeto Digitalagoas do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec), Robson Paffer, representou o Governo do Estado durante a cerimônia de inauguração.

“Parabenizo a comunidade por ter sido contemplada com o Telecentro que é um projeto do Governo do Estado para melhorar os índices de Inclusão Digital em alagoas. Essa é uma oportunidade para vocês não só terem acesso à internet, mas também de fazer os cursos profissionalizantes que serão oferecidos aqui”, enfatizou Paffer.

O Programa Digitalagoas já entregou 38 telecentros, dos 50 previstos, em 29 municípios alagoanos. Os telecentros são equipados com 11 computadores, impressora, mesas, cadeira e armário.

 No telecentro de Ipioca, as inscrições para os cursos de informática começam nessa sexta-feira (14). Para se inscrever é necessário estar munido de RG, CPF, comprovante de residência e telefone para contato.

As inscrições são feitas na sede da ONG, que funciona de segunda a sexta das 8h às 12h e de 13h às 15h. Serão formadas oito turmas de dez pessoas com aulas diárias de 1 hora de duração para cada turma.

 

Fonte: Isabelle Carvalho (ASCOM-ITEC)

 

Clique aqui e visite a galeria de fotos


Ações do documento