Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Comunidade rural de Estrela de Alagoas ganha Telecentro do Programa Digitalagoas
22/08/2012 - 18h23m

Comunidade rural de Estrela de Alagoas ganha Telecentro do Programa Digitalagoas

Unidade de inclusão digital fica no Povoado Lagoa da Areia do Ciríaco e oferta serviços gratuitos à comunidade circunvizinha

Comunidade rural de Estrela de Alagoas ganha Telecentro do Programa Digitalagoas

Comunidade feliz com o Telecentro

O Povoado Lagoa da Areia do Ciríaco, localizado na Zona Rural do município de Estrela de Alagoas, dispõe agora, pela primeira vez, de um centro de inclusão digital para as cerca de 1000 pessoas que vivem nas 15 comunidades circunvizinhas. É que nesta sexta-feira (17), foi inaugurado, na Escola Municipal Antonio Pinto de Araújo, um telecentro do Programa Digitalagoas, do Governo do Estado. Do total de 50 telecentros previstos no programa, 32 já estão ativos e fazendo a diferença nas comunidades em que estão instalados.

Em uma sala equipada com 11 computadores, impressora e móveis, crianças, jovens, adultos e inclusive os idosos terão oportunidade de conhecer o universo da informática e navegar pela web, muitos pela primeira vez. No telecentro serão oferecidos cursos gratuitos de informática básica e internet. Para participar, os interessados devem se dirigir à escola e fazer a sua inscrição.

“Este telecentro promoverá e estimulará o aumento do desenvolvimento educacional, social e cultural desta comunidade, ampliando os conhecimentos através da tecnologia, principalmente com a utilização de sistemas educativos de aprendizagem de matemática, química, física, dentre outras matérias”, destacou Maria Gilvânia Alves, representando o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas – Itec, órgão gestor do Programa Digitalagoas.

“É com grande satisfação que recebemos este telecentro aqui na nossa comunidade, pois vai contribuir muito para a formação não só dos alunos, mas também dos professores e da comunidade em geral”, ressaltou Altamir Pereira, responsável pelo telecentro do município.

A diretora da escola, Maria Julieta, destacou a forte parceria da escola junto à comunidade, o que contribuiu para ser escolhida como o local do telecentro. “Agradecemos ao Itec pela confiança e por ter acreditado na nossa comunidade e na nossa escola como sede deste grande projeto. Aceitamos este desafio e temos certeza de que vai dar tudo certo e vamos proporcionar o acesso à tecnologia ao povoado do Ciríaco”, disse, complementando, inclusive, que a escola passa por um momento especial, já que além de ser contemplada com o telecentro, também obteve o melhor resultado do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do município de Estrela de Alagoas, com o atingimento antecipado da meta de aprendizagem dos alunos estipulada para o ano de 2013, e também por participar do Projeto Escolas de Referência do Unicef.

A secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Maria Margarete Santos Lima, reforçou que este reconhecimento da escola através do IDEB também refletirá no repasse de mais investimentos pelo MEC, o que proporcionará ainda mais incentivo e melhorias para o desenvolvimento da educação na comunidade, e que agora com a inclusão digital, os índices só tendem a alavancar, o que resulta em maior aprendizado e evolução dos alunos.

O prefeito José Almerino da Silva, que também é morador da própria comunidade, parabenizou e agradeceu a todos os envolvidos pela iniciativa de trazer este telecentro, que é uma conquista de todos.

Inclusão Digital

Feliz com a instalação do telecentro, o estudante Ruan Barbosa, de 12 anos, que só mexeu em computador uma única vez na vida, está ansioso para começar as aulas e já revela o seu maior objetivo. “Achei muito importante ter uma sala como esta aqui na escola, principalmente porque vai ajudar também nas pesquisas e nos trabalhos de casa”, conta Ruan, que mora na comunidade Lagoa da Serra, que fica nas proximidades da escola.

Comprovando que a inclusão digital é para todas as idades, a dona de casa Maria da Silva Pinto, de 54 anos, que nunca teve nenhum contato com computador, está animada para aprender e conhecer esse mundo fantástico da tecnologia. “É maravilhoso ter esta oportunidade agora, já que nunca é tarde para aprender. Vai ser bom para todos, e até para os meus filhos, que também nunca mexeram num computador, pois vai ajudar na educação deles”, comenta. 

Digitalagoas

Programa de inclusão digital do Governo do Estado, o Digitalagoas tem a coordenação da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e a gestão do Itec. É realizado em parceria com instituições públicas e privadas sem fins lucrativos, tendo como objetivo elevar o índice de inclusão social alagoano através de projetos de inclusão digital, como telecentros, infovia, cidade digital, laboratórios em escolas estaduais, saúde digital, dentre outros.

 

Fonte: Adriana Madeiro (ASCOM - ITEC)

 

Clique aqui e veja a galeria de fotos desse evento.

Ações do documento