Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2015 Telecentro do Programa de Inclusão Digital do Governo de Alagoas capacita alunos de comunidades agrícolas
04/08/2015 - 18h10m

Telecentro do Programa de Inclusão Digital do Governo de Alagoas capacita alunos de comunidades agrícolas

Cento e vinte pessoas receberam certificados em evento que aconteceu na sede da Associação de Pequenos Agricultores

Telecentro do Programa de Inclusão Digital do Governo de Alagoas capacita alunos de comunidades agrícolas

Jovens da comunidade felizes com o certificado recebido

Com o certificado em mãos, e o sorriso estampado no rosto, o agricultor Antônio Amaro de Moura, 42 anos, morador da zona rural de Igaci, relata a importância do acesso à internet e do aprendizado adquirido com a chegada de um telecentro do Programa Alagoano de Inclusão Digital do Governo de Alagoas à sede da Associação de Pequenos Agricultores (Aagra). 

Ele e outras pessoas, todas de comunidades agrícolas, receberam, neste sábado (01), certificados de conclusão de curso de informática básica e avançada. A entrega dos certificados aconteceu na sede do Aagra, situada no Sítio Jacaré, zona rural do município de Igaci. Ao todo, 120 alunos formados receberam certificados dos cursos de informática (básica e avançada) e agroecologia. A capacitação durou seis meses para cada curso de informática, e dois anos para o curso de agroecologia.

“Aprendemos muitas coisas com os cursos, coisas que não sabíamos. Alguns não sabiam mexer no computador. Apesar das dificuldades, graças a Deus e aos professores que com paciência nos ensinaram, concluímos. “E se Deus quiser a gente vai continuar aprendendo mais”, afirma o agricultor.

Contando com dois monitores voluntários, Ana Marta Torres e Adailson, os alunos matriculados no programa aprendem no curso básico, introdução à informática e ao BrOffice, Writer (processador e editor de textos), planilhas eletrônicas de Calc, apresentações de slides no Impress, e Internet e redes sociais. Já no curso avançado, aprendem Ubuntu, introdução à ferramenta Inkacape, segurança na internet, além de software livre de vetor, e o editor de imagens, Gimp.

Para a coordenadora pedagógica da Aagra, Cristianlex Soares, a conclusão das turmas, gratifica os esforços do trabalho desenvolvido pela instituição, "Nós, como Aagra, acreditamos muitos que a formação é a porta para a mobilização social, para a transformação social, por isso investimos muito; são muitas reuniões e planejamentos. Contar com o saber e colaboração de cada um durante esse período, foi fundamental para formação desses alunos", ressalta.

Cristianlex foi a responsável pela organização, desde as aulas no telecentro até a grande festa de conclusão, que contou com presença de autoridades da região. O evento teve palestra sobre “Formação e desenvolvimento sustentável no campo: desafios e possibilidades para a juventude”, que abordou o desenvolvimento rural sustentável, sua contribuição nas comunidades e a importância dos jovens na agricultura sustentável. 

Na programação: a entrega dos certificados, homenagens, documentários feito pelos alunos sobre as aulas dos cursos de informática e agroecologia, além do relato de experiência dos alunos dos cursos durante o período de formação . A festa foi encerrada com um bolo de comemoração e forró pé-de-serra.

O coordenador do projeto de inclusão digital do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec), Robson Paffer, ressaltou o trabalho desenvolvido pela associação vencedora do Prêmio Telecentros Brasil na categoria Sustentabilidade Ambiental no ano passado. "É muito recompensador ver através desses depoimentos as conquistas alcançadas com o programa de inclusão digital e social; nos dá força para continuar levando o projeto adiante”, comenta Robson Paffer.

O Telecentro de Igaci é um dos 70 a integrar o Programa Alagoano de Inclusão Digital do Governo de Alagoas, coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, sendo também um dos 50 do projeto Digitalagoas, coordenado pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec).

Clique aqui e visite a galeria de fotos

Fonte: ASCOM/ITEC - Suyane Meneses

Ações do documento