Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2015 Itec debate maneiras de melhorar Telecentro do município de Igaci
09/09/2015 - 11h55m

Itec debate maneiras de melhorar Telecentro do município de Igaci

Novos projetos podem melhorar a vida da comunidade rural

Itec debate maneiras de melhorar Telecentro do município de Igaci

Gestão de Telecentros e Equipe de Igaci

Representantes do Telecentro Comunitário Arnaldo Pereira dos Santos, localizado no município de Igaci, reuniram-se com os responsáveis pelos telecentros do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) para discutirem os trabalhos desenvolvidos no telecentro e conhecer a instituição. Quem toca o projeto na cidade é a Associação de Agricultores Alternativos, entidade consciente de que com inclusão digital no campo, a produção e o dia a dia dos produtores familiares pode ser facilitado. 

Durante o encontro, foram abordados temas como: a estrutura do Programa de Inclusão Digital do Governo de Alagoas; a situação atual do telecentro e sua atuação na comunidade. A reunião levantou, sobretudo, as dificuldades, prioridades, assim como as perspectivas de execução de novos projetos voltados para a comunidade.

Cristialex Soares, coordenadora do projeto no município destacou a importância da iniciativa para a comunidade de Igaci e região.

“Oferecemos uma capacitação para que as pessoas aprimorem o cultivo de frutas e hortaliças, o que gera o desenvolvimento econômico para as famílias do Semiárido alagoano. Graças a parceira com o Itec e o trabalho feito em equipe dos diretores, monitores e alunos”, destacou a coordenadora.

A Associação de Agricultores Alternativos desenvolve projetos voltados para o campo, discutindo o desenvolvimento sustentável. Os desafios e as possibilidades para a juventude estão entre as metas da associação. Abordando o desenvolvimento rural sustentável, sua contribuição nas comunidades e a importância dos jovens na agricultura sustentável surge como desafio.

Além de promover, paralelamente em seus projetos, a associação prega a inclusão sociodigital, por acreditar que a tecnologia deve ser utilizada para o resgate da cidadania.

Em 2014, o telecentro foi vencedor do Prêmio Telecentros Brasil na categoria Sustentabilidade Ambiental, organizado pela Associação Telecentro de Informação e Negócios, em parceria com os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, Comunicações e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

A premiação foi resultado do trabalho realizado para garantir o acesso à prática de inclusão digital e social para crianças, jovens e adultos das comunidades rurais das comunidades rurais de Igaci.

A entidade já realizou vários cursos pelo telecentro e, só no primeiro semestre de 2015, já certificou mais de 120 alunos em informática.

Sobre o Programa

O Telecentro de Igaci é um dos 70 a integrar o Programa Alagoano de Inclusão Digital do Governo de Alagoas, coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, sendo também um dos 50 do projeto Digitalagoas, coordenado pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec).

 

Fonte: ASCOM/ITEC (Suyane Meneses)

 

Ações do documento