Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2014 Telecentro do Programa Alagoano de Inclusão Digital ganha prêmio nacional
13/10/2014 - 08h46m

Telecentro do Programa Alagoano de Inclusão Digital ganha prêmio nacional

Entrega do Prêmio Telecentros Brasil acontece dia 16 em Brasília, Alagoas é vencedora da categoria sustentabilidade ambiental com telecentro da Aagra em Igaci.

Telecentro do Programa Alagoano de Inclusão Digital ganha prêmio nacional

Jovens no telecentro de Igaci, concluíntes de cursos de informática, recebendo certificados de conclusão

O Telecentro Comunitário Arnaldo Pereira dos Santos da Associação de Agricultores Alternativos (Aagra), localizado em Igaci e fruto do Programa Alagoano de Inclusão Digital do Governo de Alagoas, ganhou o Prêmio Telecentros Brasil na categoria de sustentabilidade ambiental. O prêmio foi concedido pela Associação Telecentro de Informação e Negócios (ATN).

“Essa premiação vem devido a experiência inovadora e alternativa em torno da educação ambiental, o prêmio significa o reconhecimento de luta de um trabalho em equipe em torno da qualidade de vida dos povos do campo”, ressaltou a coordenadora educacional do Aagra, Cristianlex Soares dos Santos.

O trabalho feito no telecentro é focado em garantir o acesso à prática de inclusão digital e social para crianças, jovens e adultos das comunidades rurais, proporcionando um melhor desenvolvimento socioeconômico e buscando o exercício da cidadania no semiárido alagoano. O curso básico e avançado em linux une os conhecimentos agrários às novas tecnologias, auxiliando os alunos no aprendizado multidisciplinar.

Entre os casos inovadores de sucesso provenientes do telecentro estão o da família que implantou uma horta em sistema agroecológica em sua propriedade e passou a fornecer os itens alimentícios para alimentação escolar através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e dos dois alunos do telecentro que conquistaram um trabalho na secretaria municipal de educação como monitores do Programa Mais Educação, atuando no Macrocampo da Agroecologia.

Em junho deste ano, o telecentro da Aagra entregou diploma a 90 alunos que concluíram os cursos de informática básica e avançada, todos advindos dos sítios e comunidades agrícolas. Entre os alunos estava Geniele, filha de agricultor que reuniu 20 jovens do sítio onde morava para fazer o curso com ela.

“Apesar das aulas serem aos domingos, ninguém do meu sítio desistiu, para nós sempre foi uma alegria poder vir ao telecentro aprender novas coisas, hoje faço faculdade à distância graças ao curso básico e avançado, pois muita coisa eu não conseguia fazer antes e depois já consigo me virar”, comenta Geniele.

O convite para participar do prêmio partiu do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec), que sugeriu a participação no prêmio para os 48 telecentros que foram instalados pelo Itec com recursos do Fundo de Erradicação à Pobreza (Fecoep). Estes telecentros fazem parte do projeto Digitalagoas, que por sua vez, faz parte do Programa Alagoano de Inclusão Digital coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti). O Programa tem hoje 60 telecentros em funcionamento em 28 municípios alagoanos e já atendeu mais de 12 mil pessoas.

“É gratificante ver os frutos deste trabalho de inclusão digital o qual vai além do simples acesso ao computador. Ficamos muito felizes com o resultado do prêmio que foi bem merecido, isto também é fruto da dedicação e do incentivo dado por nossa equipe. A Aagra faz um excelente trabalho”, ressalta o coordenador de Inclusão Digital no Itec, Robson Paffer.

A comissão julgadora do prêmio foi composta por representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério das Comunicações, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Sebrae Nacional, Grupo Ticket e a Associação de Mulheres Empreendedoras (AME), que julgaram os telecentros nas categorias; Orientação e Capacitação, Inovação em Sustentabilidade Social, Inovação em Sustentabilidade Ambiental, Inovação em Sustentabilidade Empreendedora, Telecentro Destaque e Personalidade do Ano em Inclusão Digital.

A entrega do prêmio irá acontecer no dia 16 de outubro, das 16h às 18h, no auditório do Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília. 

 

Fonte: ITEC/ASCOM (por: Isabelle Carvalho)

Ações do documento