Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2014 Expansão do Datacenter Estadual inaugura nova fase de serviços de Tecnologia
22/12/2014 - 16h49m

Expansão do Datacenter Estadual inaugura nova fase de serviços de Tecnologia

Cerimônia inaugurou projeto que teve investimento R$ 10,4 milhões para expandir infraestrutura tecnológica

Expansão do Datacenter Estadual inaugura nova fase de serviços de Tecnologia

Para quem teve oportunidade de entrar no Datacenter Estadual em 2007 a mudança salta aos olhos. “Não existia nada disso aqui, existiam computadores servindo como servidores. Desses Desktops que utilizamos em nossas casas”, comenta o gerente de Datacenter, Tiago Fonseca. A primeira grande mudança aconteceu em 2008 com a compra de novas máquinas, como Storage e Servidores. “A partir daí começamos a expandir até esta mudança de 2014 com grande investimento e novos projetos”, conclui Fonseca.

Foram R$ 10,4 milhões, recurso advindo do Proinveste, investidos em 2014 na compra de novos equipamentos (hardwares), novos softwares, treinamentos e serviços. O projeto de Expansão do Datacenter Estadual Estadual - local onde ficam armazenados dados e sistemas governamentais - e um novo espaço físico para atender a equipe do Datacenter foi inaugurado nesta segunda-feira (22) na sede do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec).

“Aos poucos conseguimos costurar um novo cenário para a Tecnologia da Informação (TI) de Alagoas. Estivemos na obra do Polo de Tecnologia hoje pela manhã, recentemente inauguramos a nova sede da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e hoje estamos inaugurando este novo espaço do Itec que permite expandir o Datacenter Estadual, uma grande conquista para o setor público, que terá uma infraestrutura muito melhor no futuro do que a que tivemos”, ressalta o secretário da Secti, Eduardo Setton.

O evento da inauguração reuniu não só o setor público, como também os empresários ligados à Tecnologia. Os presentes fizeram uma visita a nova estrutura e também ao Datacenter, onde foi apresentada a mudança de investimentos dos últimos seis anos. Em março de 2008, o Itec possuía no Datacenter 13 servidores físicos que hoje já somam 72, a capacidade de memória que antes era de 212 GB, chega hoje a 7,3 mil GB e a capacidade de armazenamento passou de 2,9 TB para 382 TB. Em 2014 os investimentos permitiram uma expansão também nos serviços, englobando o Cloud Computing e Networking a serem entregues no primeiro semestre de 2015.

“É um grande passo para o Estado porque a Tecnologia da Informação é transversal a todas as áreas fundamentais. Não se faz uma boa saúde, educação, segurança sem a TI. É preciso ter uma infraestrutura de qualidade para que o serviço público atenda de maneira adequada o cidadão”, declara o empresário Jean Paul Neumann.

Com o projeto de expansão houve a compra de novos servidores, a ampliação dos servidores antigos e renovações das garantias dos equipamentos. A capacidade de armazenamento foi aumentada em cerca de 200%. Entre os equipamentos que foram adquiridos estão Servidores, Storages (armazenamento), equipamentos para backup (unidades de fita e de backup para disco) e equipamentos de rede (switchs, roteadores e firewalls).

“Passamos de uma ideia de serviço para outra melhor. O projeto de computação em nuvem que estamos implantando com a expansão do Datacenter vai dar mais independência as setoriais de TI, que passam a trabalhar em conjunto com o Itec para monitorar os serviços em nuvem”, conclui o diretor-presidente Alyson Oliveira.

 

Fonte: ASCOM/ITEC(Isabelle Carvalho)

Ações do documento