Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2012 Março Itec promove mudanças nos telecentros Digitalagoas
09/03/2012 - 11h17m

Itec promove mudanças nos telecentros Digitalagoas

Novo sistema operacional das máquinas promove educação e facilita o acesso dos usuários Itec promove mudanças nos telecentros Digitalagoas Isabelle Carvalho

Itec promove mudanças nos telecentros Digitalagoas

Itec promove mudanças nos telecentros Digitalagoas

Os telecentros do programa, Digitalagoas, estão recebendo visitas dos técnicos do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) para configuração dos equipamentos e mudança do sistema operacional das máquinas de Metasys para o Edubuntu, sistema operacional voltado para educação.  Os telecentros dos municípios de Cacimbinhas, Piaçabuçu e Coruripe receberam recentemente as adequações.

Segundo o técnico do Itec, Rafael Ramalho, para configurar as máquinas dos telecentros da primeira etapa, localizados em 14 municípios, o Itec montou um cronograma que intercala as reconfigurações com as instalações dos novos telecentros da segunda etapa. Santana do Ipanema, com inauguração prevista para este mês, é um exemplo dos telecentros da segunda etapa que já estão com o novo sistema.

“Alguns telecentros não estavam funcionando adequadamente devido a dificuldade dos usuários com o sistema operacional, por conta disso estamos reconfigurando as máquinas com o sistema Edubuntu, que possui uma interface mais familiar para o usuário comum e é voltado para educação, com jogos de matemática, ciências e outras atividades educativas. A criançada se diverte e aprende ao mesmo tempo”, explica o gerente de operações e suporte ao usuário do Itec, José Pereira.

O telecentro de Coruripe comprovou a funcionalidade do novo sistema. Segundo a secretária de Cultura de Coruripe, Tereza Beltrão, a população já está sendo beneficiada com o telecentro que fica localizado na Biblioteca Municipal. “O telecentro está aberto à população. Estamos preparando um calendário com cursos para fazer um trabalho mais coordenado e direcionado”, conclui Tereza.

O gerente do programa Digitalagoas, Robson Paffer, ressalta ainda a parceria que foi firmada esse ano entre o Governo de Alagoas e o Serpro para oferecer cursos onlines aos usuários dos telecentros através da Educação a Distância (EaD). Para isso, o Itec planeja capacitar os monitores dos telecentros através de turma monitorada pelo Serpro também em EaD.

Digitalagoas

O programa de Inclusão Digital do estado selecionou entidades de diversos municípios para gerenciarem 50 telecentros, atendendo as regiões carentes. Cada telecentro é equipado com 11 computadores, impressora, mesas, cadeiras e armário. Qualquer pessoa pode ter acesso aos computadores para fazer pesquisas, navegar na internet, interagir em redes sociais e participar dos cursos de informática.

Os telecentros serão monitorados pelo Itec através do software de gerenciamento desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados de São Paulo (Prodesp) que gerencia 600 telecentros naquele estado através do programa Acessa São Paulo. Atualmente o software de monitoramento está sendo adequado à realidade alagoana.

Ações do documento